Garibaldi lança programação cultural do Senado Federal em 2008

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho lança nesta terça-feira (6) a programa cultural da Casa para este ano

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, fará o lançamento, na próxima terça-feira (6), às 12h, das atividades da Comissão Especial "2008 - Ano Cultural do Senado Federal". Formada por um grupo de servidores e coordenada pelos senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marco Maciel (DEM-PE), idealizadores do projeto, a comissão apresentará a proposta-base de uma programação de atividades culturais a serem desenvolvidas na Casa de maio a dezembro deste ano. O 1º Secretário da Mesa, Efraim Moraes, também deverá comparecer ao evento.

Entre as atividades programadas, estão um show de música popular brasileira em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, ciclos de debates e seminários, além de diversas exposições, mostras de filmes e lançamentos de livros. A idéia, de acordo com o ato que deu origem à comissão, é associar eventos de apelo popular a outros de caráter mais acadêmico.

A proposta de programação destaca o esforço do Senado Federal e do Legislativo com um todo de reafirmar seu papel e sua história diante da sociedade brasileira. "Ao lado da retomada plena de suas atividades legislativas, justifica-se plenamente o lançamento de ampla e diversificada programação cultural, que, para além de sua inquestionável importância, reitere a natural vinculação da Casa com as mais distintas manifestações da cultura brasileira e reforcem sua tradicional identificação com a nacionalidade", ressalta o ato.

As atividades da programação serão abertas ao público (os filmes e documentários, por exemplo, deverão ser exibidos no auditório do Interlegis) e transmitidas pelos veículos de comunicação do Senado. Na cerimônia de lançamento, será apresentado o selo com a logomarca da comissão e exibidos trechos do vídeo "Manuel Bandeira: 40 anos de ausência", produzido pela TV Senado. O vídeo será posteriormente veiculado na íntegra pela emissora.