Lei que oficializa a Lingua Brasileira de Sinais completa seis anos

Através da LIBRAS, todos os cidadãos podem se comunicar, independentemente de suas limitações

Para quem não entende, mais parece um combinado de gestos criados para facilitar a comunicação dos surdos. Ledo engano. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é complexa como qualquer outra, considerada língua por ser composta por diferentes níveis lingüísticos, possuindo expressões e estruturas gramaticais próprias. Como nas linguagens baseadas em fonemas, a comunicação por sinais possui diferentes línguas em vários países. A LIBRAS, por exemplo, tem origem na linguagem de sinais francesa, e possui expressões e regionalismos próprios do Brasil.

Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada a lei reconhecendo a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no país. Desde então, vários avanços foram feitos. No concurso para escolha da Miss Brasil 2008, por exemplo, a candidata cearense Vanessa Alves se comunicava através de uma intérprete de LIBRAS. Como boa parte da comunidade surda, a Miss Ceará rejeitou a classificação de "deficiente auditiva", que pode conotar preconceito.

O acesso ao mercado de trabalho tem sido mais fácil para os surdos. Welliman da Costa Paula, 20 anos, desenvolveu a surdez ainda criança, antes de aprender a linguagem tradicional. Há um mês é funcionário do Interlegis, e afirma ter facilidade em se comunicar com os outros. Welliman capta as conversas por leitura labial, e se expressa tanto pela linguagem de sinais como pela escrita. Ele aprendeu os sinais há 3 anos, e salientou a facilidade que é comunicar-se pelos sinais.

Serviço:

Dicionário de LIBRAS no portal Acessibilidade Brasil: http://www.acessobrasil.org.br/libras/
Mais informações sobre a Língua Brasileira de Sinais em http://www.libras.org.br/