1º Concurso de Redação sobre a Bandeira Nacional

26 Secretarias de Educação aderem ao 1º Concurso de Redação sobre a Bandeira Nacional

Quase 22 mil escolas de 26 estados do Brasil, exceto de Santa Catarina, aderiram ao 1º Concurso de Redação do Senado - A Bandeira Nacional. O resultado foi considerado muito positivo pela Secretaria de Relações Públicas do Senado, que é responsável pela idealização do projeto, juntamente com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

O concurso tem como objetivo estimular entre os estudantes o sentimento cívico, despertando o exercício da cidadania por meio da atividade escolar.

Poderão participar os alunos matriculados em alguma das duas últimas séries do ensino fundamental das escolas dos estados cujas Secretarias de Educação tiverem aderido ao concurso. O aluno vencedor, o diretor de sua escola e o secretário de Educação do estado participarão da cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira, no Palácio do Congresso Nacional, no dia 19 de novembro, quando o estudante apresentará sua redação.

Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma. Em seguida, a direção das escolas deverá constituir uma comissão julgadora para escolher, entre todos os textos produzidos pelos alunos, a melhor redação capaz de representá-las. Uma comissão técnica deverá selecionar, entre as redações encaminhadas por todas as escolas cadastradas, uma redação que irá representar o estado ou o Distrito Federal nesse concurso. As Secretarias de Educação têm até o dia 17 de outubro para enviar para a Secretaria de Relações Públicas do Senado as redações selecionadas.

A comissão julgadora - composta por integrantes do Senado Federal, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação - selecionará a redação vencedora. O aluno que ficar em primeiro lugar ganhará um microcomputador e o certificado de aluno vencedor do concurso. A escola vencedora ganhará quatro microcomputadores para uso coletivo, além de um kit com material de divulgação e outros conteúdos do Senado e do MEC, para o acervo de sua biblioteca. Os alunos classificados em segundo e terceiro lugares ganharão um computador cada um e também receberão o certificado de classificação do concurso.

O regulamento e outras informações podem ser encontrados no site http://www.senado.gov.br/sf/senado/srpsf/concurso bandeira/index.asp.