Câmara presenteia dois mil alunos com trabalho educacional

Até o fim da semana que vem, cerca de 4,5 mil crianças vão receber cartilhas que passam conhecimentos de política e a diferença entre os três poderes

Nesta sexta-feira (28), o legislativo itapemense atendeu a Escola Municipal Bento Elói Garcia e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de manhã e à tarde. Na segunda e quarta-feira passada, aproximadamente dois mil alunos de colégios municipais, estaduais e particulares foram presenteados com as cartilhas educativas que passam conhecimentos de política e a diferença entre os três poderes. E tudo com muita diversão e com o apoio do teatro de fantoches Surprise.

 

Para a diretora da Escola Estadual Olegário Bernardes, Soeli Uga Pacheco, este trabalho é importante para aproximar a Câmara de Vereadores dos alunos e, também, uma boa forma de chamar a atenção das crianças. A diretora da Escola Municipal Maria da Glória Veríssimo de Farias, Josiane Maria Simas, acrescentou que as cartilhas educativas possuem a linguagem ideal para o entendimento das crianças, além de ter joguinhos, palavras cruzadas, caça-palavras que colaboram para a didática do assunto.

 

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Júnior Andorinha (PR), dez mil cartilhas, com 24 páginas cada, foram produzidas para distribuir às escolas municipais, estaduais e particulares da rede de ensino de Itapema e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A expectativa é de atender cerca de 4,5 mil alunos, focando as turmas de 1ª a 5ª séries.

 

Cartilhas tratam de assuntos de gente grande com a linguagem dos pequeninos

 

“Vamos descobrir o que é o Legislativo?”. Este é o título da cartilha criada pela Câmara de Vereadores de Itapema, por meio da iniciativa do presidente da Casa, vereador Júnior Andorinha (PR), que visa educar as crianças sobre o funcionamento do legislativo municipal, passando conhecimentos de política e a diferença entre os três poderes. E tudo com muita diversão garantida pelo personagem Légis.

 

Ele acompanha as crianças a um mundo desconhecido, mas nem tão complicado assim, pois o Légis tem um pouco de criança, adolescente, político e sabe ensinar qualquer pessoa com a sua linguagem simples e divertida. As crianças e os adolescentes encontram muitos joguinhos interativos e diagramas. Além disso, a cartilha divulga as ações e os trabalhos de responsabilidade social da Câmara.

 

A Organização Não Governamental (ONG) Projeto Amor à Vida dá a sua contribuição ao trabalho, apresentando o teatro de fantoches Surprise, que prende a atenção dos alunos, em busca de um aprendizado eficaz sobre a função do Legislativo e dos poderes Executivo e Judiciário, em prol da população itapemense.