Diretor do Interlegis negocia realização de seminário em João Pessoa

James Carvalho, da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, e o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira, discutiram os últimos detalhes do evento, nesta terça-feira (19)

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Durval Ferreira, recebeu ontem, em seu gabinete, o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo (SSFAC), James Carvalho, e a diretora regional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Maria Helena Toscano, para discutir a realização nos dias 13 e 14 do Seminário Interlegis João Pessoa. Também estavam presentes à reunião a assessora do Interlegis, Julianna Rodrigues, a superintendente e o chefe do setor de informática do Legislativo Municipal de João Pessoa, Vaneide Rejane e Daniel Targino.
 
James Carvalho explicou que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) exige uma ação para a retomada e divulgação dos trabalhos do Interlegis. Segundo ele, o programa tem como meta capacitar e preparar os vereadores e servidores das casas legislativas do País a oferecer melhores serviços à sociedade e desenvolver bem suas atividades. Durante o Seminário, está prevista uma palestra do ex-ministro do TSE, Valter Costa Porto, sobre “Legislação Eleitoral”, e exposição de outros temas, como “O Papel e as Atribuições dos Vereadores”, a ser discutido pela União de Vereadores do Brasil (UVB), e “A Importância da Capacitação das Casas Legislativas”.
 
Carvalho destacou ainda a parceria entre o Interlegis e a Câmara Municipal de João Pessoa em diversas áreas. “A Câmara de João Pessoa é uma grande parceira nossa”, destacou. A superintendente Vaneide Rejane declarou que essa parceria se consolidou no último Seminário realizando no ano passado no Sesi, que contou com o apoio do Interlegis e com a presença do senador Efraim Morais.
 
O vereador Durval Ferreira destacou, por sua vez, que essa parceria vai continuar e será de fundamental importância para a modernização da Casa e para a qualificação e aperfeiçoamento do exercício parlamentar. Ferreira destacou a intenção de instalar, em 2008, a Escola do Legislativo na Paraíba, visando oferecer, entre outras coisas, cursos de capacitação para os servidores.

O evento ainda não possui local definido para sua realização na capital paraibana. Entre as presenças de destaque, o seminário vai contar com a participação do presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves, do 1º Secretário do Senado Federal e diretor nacional do Programa Interlegis, senador Efraim Morais, do presidente da ABEL, Florian Madruga, e do presidente da UVB, vereador Bento, além de vereadores de câmaras municipais de outros estados e representantes do BID, entre outras autoridades.