Abertura do Ano de Intercâmbio Brasil-Japão

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arlete Sampaio, que participou da cerimônia de abertura

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arlete Sampaio, participou da Cerimônia de Abertura do Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, às 10h da última quinta-feira (17), no Palácio do Itamaraty. Trata-se do marco inicial das comemorações pelos cem anos da imigração japonesa para o Brasil, do qual participa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, entre outras autoridades. Arlete Sampaio representa o ministro Patrus Ananias.

Ao longo do Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, estão previstos eventos nos dois países com o objetivo de aprimorar o conjunto das relações bilaterais, tanto em temas tradicionais da agenda, como agricultura, siderurgia e mineração, quanto em novos campos de atuação, como meio ambiente, ciência e tecnologia e energias renováveis, em particular os biocombustíveis. A programação incluirá missões empresariais, simpósios sobre economia e comércio, exposições de artes plásticas, festivais de cinema, apresentações teatrais, concertos e eventos esportivos.

Essa será uma oportunidade de estreitar os laços humanos e aumentar o conhecimento mútuo entre as duas nações. Deverá ressaltar a contribuição dos imigrantes japoneses e de seus descendentes para a formação da sociedade brasileira contemporânea. Em sentido inverso, também merecerá destaque o papel da comunidade brasileira no Japão, que hoje ultrapassa 300 mil pessoas, em sua maioria de origem nipônica.