Interlegis oferece curso de oratória na Câmara Municipal de Americana-SP

O curso foi solicitado pelo presidente da Câmara de Americana para atender à região metropolitana de Campinas cumprindo um dos objetivos de capacitação em uma parceria a ser estabelecida entre a Câmara de Americana e o Interlegis.

Começou nesta segunda-feira (12), o curso de oratória oferecido pelo Interlegis na Câmara Municipal de Americana-SP. Entre os 60 inscritos, constam parlamentares e funcionários dos legislativos dos municípios de Americana, Campinas e Nova Odessa entre outros municípios. O curso foi solicitado pelo presidente da Câmara de Americana, Vereador KIM, para atender à região metropolitana de Campinas cumprindo um dos objetivos de capacitação em uma  parceria a ser estabelecida entre a Câmara e o Interlegis.

 

O presidente  Kim, que também participa do curso como aluno, diz que este curso proporciona a melhoria da comunicação tanto entre os parlamentares como também na prática com a população. "A oratória é uma das principais ferramentas que o parlamentar se utiliza para a comunicação com a população seja em pequenas reuniões comunitárias ou em fase de campanha política", ressalta o parlamentar.

 

O professor de oratória e servidor da Assembléia Legislativa do Maranhão, Marcos Soares, já ofereceu este curso na Câmara Municipal de Uberaba-MG, também como convidado do Interlegis, dando continuidade ao processo de parceria já estabelecida com a assembléia maranhense. Soares destaca as principais técnicas essenciais da oralidade, como a postura, a articulação das palavras e a técnica de respiração, como armas de persuasão para manter a atenção do ouvinte durante uma exposição de idéias. O Professor cita o filósofo Aristóteles para reforçar a idéia da importância da oralidade como forma de legitimar uma idéia. "A habilidade necessária para se expressar uma idéia é tão importante como a própria idéia", conclui.

 

A visita do diretor de relações institucionais do Interlegis, Marcos Aurélio Corrêa, representando o diretor da Secretaria Especial do Interlegis Marcio Sampaio, tem o objetivo de conhecer a sede da Câmara de Americana a convite do próprio presidente , que coloca algumas salas disponíveis para oferecer os serviços de capacitação do Interlegis aos 19 municípios que compõem a região metropolitana de Campinas.