Concluído o Ciclo de Debates em Santa Catarina

A nona etapa do evento, realizada no município de Braço do Norte, concluiu o Ciclo de Debates Sobre Formação Política, que levou discussões a municípios de todo o estado

A nona etapa do Ciclo de Debates Sobre Formação Política, realizada na cidade de Braço do Norte, na última sexta-feira (23), no sul do Estado de Santa Catarina, encerrou as atividades do Ciclo ao longo deste ano. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de presidentes de Câmaras, prefeitos, vereadores, secretários municipais, presidentes de associações de Câmaras e lideranças políticas da região. A promoção foi da Assembléia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo, com o apoio da Câmara Municipal.

A abertura oficial contou com a participação do deputado Joares Ponticelli, presidente da Escola do Legislativo; do chefe de gabinete da presidência da Assembléia Legislativa, José Nei Alberton Ascari, do vereador Ademir Schmoeller, presidente em exercício da Câmara anfitriã; do prefeito municipal de Braço do Norte, Luiz Kuerten; do presidente da Câmara de Capivari de Baixo e da União dos Vereadores da Região de Laguna (Uverel), vereador Nilton de Mello Fernandes e do presidente licenciado da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, Salésio Meurer.

Ao fazer uso da palavra, Ponticelli disse que a Escola já está fazendo seu planejamento para o próximo ano e que ampliou muito suas ações no ano que está por encerrar. “Aproveito a oportunidade para agradecer a presença de todos e dizer que já pensamos no próximo ano e queremos fazer mais. Nunca houve uma Mesa tão comprometida com a Escola como esta presidida pelo deputado Julio Garcia que nos propiciou capacitar mais de 10 mil pessoas no nosso estado”. Meurer, por sua vez, salientou o privilégio de receber pela primeira vez este tipo de evento no município. O presidente da Uverel disse acreditar nas parcerias que possibilitem levar cursos para as Câmaras, pois quem sai ganhando é a sociedade. “Vereador mais capacitado é população melhor atendida”, declarou.

No período da manhã o tema abordado foi o “Orçamento Público e Lei de Responsabilidade Fiscal”, com o economista e especialista em Políticas Públicas, Adelir Stolf, que enfatizou a necessidade de uma observação maior pelos legisladores na aplicação das Leis Orçamentárias oriundas do Poder Executivo. À tarde o tema em debate foi a “Reforma Política e as Regras para a Eleição 2008”, com o promotor público, Dr. Pedro Decomain. O promotor falou sobre a compra de votos; a reforma política; os gastos e o financiamento público de campanha; o voto em lista fechada e o nepotismo.

Além de Braço do Norte, receberam o evento as cidades de Rio do Sul, Tubarão, Jaraguá do Sul, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Pomerode, Anchieta e Treze Tílias.

PRÓXIMOS EVENTOS DA ESCOLA 

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO
3º Módulo: Direito Administrativo
Dia 30 de novembro, das 8h30 às 12h00 na Assembléia Legislativa (Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright)
Palestrante: Professor Dr. Rodrigo Galvão - Doutor em Direito pela UFSC Público Alvo: Servidores da Assembléia Legislativa e de outros órgãos públicos que atuam na área

PROGRAMA COM-VIVÊNCIA
Quarto Encontro: Inteligência Emocional
Dia 4 de dezembro, das 14h00 às 17h30 no Plenarinho Paulo Stuart Wright - Alesc.
Público alvo: Servidores da Assembléia Legislativa e demais interessados
Palestrante: Prof.ª Lídia Maria Spadotto