Seminário Agroenergia e Desenvolvimento de Comunidades Isoladas

Seminário debate geração de energias alternativas, como instrumento de inclusão social e desenvolvimento sustentável em áreas rurais de difícil acesso

Este é o objetivo do Começa nesta quarta-feira (17), em Brasília, o Seminário Agroenergia e Desenvolvimento de Comunidades Rurais Isoladas. O evento, que tem como objetivo Possibilitar o debate sobre a geração de energias alternativas, como instrumento de inclusão social e desenvolvimento sustentável em áreas rurais de difícil acesso, é promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável e pelo Programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, e se estende até quinta (18).

A abertura será às 8h30, seguida de palestra inaugural, sobre Agroenergia e Desenvolvimento Territorial no Brasil, proferida pelo professor John Wilkinson (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e coordenada pelo representante do IICA no País, Carlos Américo Basto. Está prevista ainda a realização de seis painéis: Estado da arte do conhecimento técnico-científico sobre a temática do evento no Brasil; Segurança Alimentar e Produção de Agroenergia; Impactos ambientais da produção de agroenergia; Os desafios da geração de agroenergia em áreas isoladas: regulação, tecnologia e gestão; Articulação das políticas de desenvolvimento territorial e agroenergia; Superando os desafios da universalização da energia elétrica nas áreas rurais isoladas.

Representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), estará presente o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Crispim Moreira, que participa do painel Articulação das políticas de desenvolvimento territorial com a política de agroenergia, previsto para a manhã do segundo dia. Além dele, foram convidados o secretário do Programa Luz para Todos, Ronald Schuck; o secretário de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira; o secretário de Agricultura Familiar, Adoniram Peraci; e o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Egon Krakhecke.

Os demais temas contarão também com a participação de representantes nacionais e internacionais de instituições públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, movimentos sociais e terceiro setor.

Para iniciar os debates sobre o assunto, o IICA realizou três jornadas e promove um fórum virtual, aberto a todos os interessados, no portal do Instituto pelo link: www.iicaforumdrs.org.br/forum. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 (terça-feira), bastando o preenchimento da ficha de inscrição disponível abaixo e envio para os endereços eletrônicos patricia.porto@iica.int e rodrigo.germano@iica.int. Mais informações pelos números: (61) 2106-5417 ou 2106-5429 ou pelo site: www.iicaforumdrs.org.br

Para a realização do seminário, o Instituto Interamericano teve a parceria da Secretaria de Agricultura Familia (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Ministério da Ciência e Tecnologia e Petrobras. A relatoria do Curso de Pós- Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA).


SERVIÇO


Seminário Agroenergia e Desenvolvimento de Comunidades Rurais Isoladas
Data: 17 e 18 de outubro de 2007 (quarta e quinta)
Local: Auditório do térreo do Ministério de Minas e Energia – Bloco U - Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)