Cinco estudantes de Brasília vencem Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A olimpíada realizada pela Agencia Espacial Brasileira teve 350 mil inscritos e 50 vencedores, dentre eles, cinco brasilienses

Cinco alunos do Distrito Federal estão entre os 50 vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no começo do ano. Eles venceram 350 mil estudantes de todo o País e como prêmio, os jovens de Brasília (DF) irão participar da III Jornada Espacial que acontece entre os dias 28 de outubro a 02 de novembro, no município de São José dos Campos (SP). O evento é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O diretor do Colégio Militar, Coronel Bandeira comemora. “A seleção desses estudantes representa muito para nossa instituição”, afirma. Ele citou o esforço de dois alunos, em especial, Sérgio Duarte e Ítalo Corrêa, ambos com 16 anos. “Tanto Ítalo quanto Sérgio têm o prazer de estudar, além de almejarem um caminho seguro pela frente”, elogia.

Durante toda semana, os cinco jovens irão conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde são fabricados os satélites brasileiros, e o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), onde são desenvolvidos os foguetes e veículos espaciais. Eles também irão participar de palestras, cursos e oficinas sobre a temática espacial.

A parceria estabelecida entre a AEB, por meio do Programa AEB Escola, e a Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB) originou a realização da X OBA. O Objetivo da Olimpíada é despertar nos jovens o interesse pela ciência, e até a iniciação de uma carreira na área científica.

Todos os anos, alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o País realizam provas de conteúdos referentes ao Espaço e à Astronomia. Além disso, os alunos com a melhor classificação participam da Jornada Espacial, que objetiva o aprofundar os conhecimentos sobre a área espacial.