Plenarinho completa três anos

Para comemorar a data o portal infantil da Câmara dos Deputados lança concurso de desenhos e revistinha sobre aquecimento global

O Plenarinho (www.plenarinho.gov.br), página infantil da Câmara na internet, que dá as primeiras noções de cidadania aos internautas mirins, completa três anos neste mês. Várias novidades foram programadas para comemorar a data com os pequenos navegadores. Uma delas é o concurso de desenho "O meu jeito criança de ser cidadão", uma brincadeira inspirada no slogan do portal "O jeito criança de ser cidadão". Os desenhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por uma pedagoga, uma jornalista e um desenhista. Para vencer, o desenho não pode fugir do tema, deve ser criativo, original e bem colorido. Os três primeiros colocados receberão como prêmios aquarela para pintura e livros.

Também faz parte da comemoração do terceiro aniversário do portal Plenarinho o lançamento de mais um número da Revista do Plenarinho. O novo número fala sobre aquecimento global e será distribuído aos internautas cadastrados por meio dos Correios. O "Clubinho", onde as crianças se inscrevem para fazer parte das atividades do Plenarinho (com direito a carteirinha) já conta com cerca de 5 mil usuários cadastrados.

O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara e o público infanto-juvenil -de 7 a 12 anos de idade -, além de pais e educadores. Com uma linguagem acessível, o site leva ao público noções consistentes sobre política, cidadania, democracia, processo legislativo e atuação parlamentar.  Além de fornecer subsídios para pesquisas e notícias, que tratam de assuntos que podem ser usados em sala de aula, como história do Brasil e dos parlamentos; saúde; educação; cultura e meio ambiente. Todo o conteúdo é ilustrado e colorido, para atrair as crianças e inseri-las no contexto da democracia.

Para facilitar a identificação com o público alvo, o portal também conta com a Turma do Plenarinho, composta por sete personagens: Zé Plenarinho e Legis (deputados); Xereta (repórter); Edu Coruja (professor); Cida; Adão e Vital.

Em outubro do ano passado, o site foi relançado com navegação facilitada, novas seções e mais áreas de diversão para as crianças (jogos, histórias animadas, música, cartões virtuais, papel de parede e dicas sobre brinquedos). Atualmente, o portal é dividido em onze seções principais: Câmara, deputados, notícias, cidadania, Brasil, educação, ecologia, saúde, sala de leitura, diversão e seu espaço.

Há também um dicionário sobre termos do Legislativo em linguagem acessível; o pinga-foguinho (sala de bate-papo virtual com deputados e especialistas sobre temas importantes); a tribuna da galera (espaço para debate sobre os temas das reportagens especiais); links para outros portais interessantes e o fale conosco.