Governo quer 150 mil laptops para escolas

A expectativa é que as crianças já estejam com os laptops em março de 2008

O governo federal planeja abrir uma licitação internacional, no segundo semestre, para a compra de 150 mil computadores portáteis de baixo custo, que serão distribuídos para alunos de escolas públicas. “A idéia é que as crianças já estejam com os laptops em março do ano que vem”, disse Cezar Alvarez, assessor especial do presidente da República e coordenador-geral dos Programas de Inclusão Digital do governo, durante o 51º Painel Telebrasil, na Costa do Sauípe (BA).

O nome do projeto é Um Computador por Aluno (UCA), muito parecido com Um Laptop por Criança (OLPC, na sigla em inglês), nome da organização sem fins lucrativos criada pelo professor Nicholas Negroponte, fundador do Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A compra prevista pelo governo é menor do que a esperada por Negroponte, que trabalhava com a expectativa de pedido mínimo de 1 milhão de máquinas por país. Segundo o assessor do presidente, o conceito de oferecer uma máquina por criança e deixar que ela seja levada para casa é bastante novo em todo o mundo. A compra inicial permitirá descobrir como a idéia funciona na prática, comparando escolas com e sem o laptop em várias partes do Brasil.