Estudantes brasileiros ganham prêmio em concurso de filmes da ONU

Filme mostra quão séria a questão da violência no Rio de Janeiro se tornou

Nove estudantes universitários brasileiros foram premiados pelas Nações Unidas pelo filme que produziram sobre a violência no Rio de Janeiro e no mundo.

 

O Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas concedeu o prêmio ao filme intitulado "Looks can be deceiving" ("As aparências

enganam") no concurso Film Your Issue, que encoraja jovens a debaterem questões sociais através de filmes com duração entre 30 e 60 segundos.

 

O filme premiado enfoca a questão da paz em áreas de conflito pelo mundo - Palestina, Haiti, Iraque - e mostra como a violência que ocorre nessas regiões é semelhante às cenas de ação policial na cidade do Rio de Janeiro.

 

Danilo Marcondes, um dos estudantes, disse que a principal motivação em produzir o filme foi mostrar quão séria a questão da violência no Rio de Janeiro se tornou. Durante o processo de criação do filme, a equipe de estudantes teve acesso a equipamentos de filmagem do Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro.

 

Os demais premiados foram: "Stains" sobre disputas territoriais e " The terrorist" sobre a questão da tolerância através da visão de um imigrante muçulmano vivendo nos Estados Unidos. Os dois filmes foram produzidos por estudantes universitários americanos.

 

O DPI desenvolveu uma parceria com o Film Your Issue para a competição deste ano e pela primeira vez o concurso foi aberto a participantes de outros países além dos Estados Unidos.

 

O filme pode ser visto no site: HYPERLINK "http://www.filmyourissue.com/2007/winner_lookscan.shtml"http://www.filmyourissue.com/2007/winner_lookscan.shtml