Vereadores cearenses realizam encontro na sede do Interlegis

A União dos Vereadores do Estado do Ceará, UVC, promoveu nesta terça-feira (24), um encontro que reuniu representantes das câmaras municipais do estado

A União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), promoveu nesta terça-feira (24) o III Fórum de Vereadores e  Presidentes de Câmaras do Ceará, encontro realizado na sede do Programa Interlegis. O fórum tem a intenção de debater temas  de demasiada importância para os parlamentares, como a PEC dos vereadores - reinvindicando o aumento do número de veradores  nas eleições 2008, a PEC do repasse automático dos recursos para as cãmaras, e a fidelidade partidária, entre outros tópicos.

A mesa do encontro foi composta pelo senador Inácio Arruda, coordenador da bancada do Ceará, pelo vereador Deuzinho Filho,  presidente da UVC, deputado Domingos Filho, presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, conselheiro Ernesto  Sabóia, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, e por Marcos Corrêa, diretor da Subsecretaria de Apoio  Técnico e Relações Institucionais do Programa Interlegis.

A importância do papel do vereador foi um dos assuntos mais destacados. O senador Inácio Arruda colocou a instância municipal  como a melhor para se fazer política, devido à proximidade com a população, o que permite a "ampliação da base de  participação além do processo eleitoral". A interação entre os poderes também foi destacada pelo senador. "É imprescindível a  interação das câmaras municipais com os poderes da União", afirmou. O vereador Deuzinho Filho,  entre outros destaques  defendeu a necessidade de valorização do legislativo municipal, buscando a aproximação do Nordeste com outros espaços do  país. "Não à supremacia de uma região sobre outra, mas a igualdade entre elas", disse. O vereador também aproveitou a  oportunidade para valorizar o trabalho do Interlegis: "O Interlegis é imprescindível para as câmaras municipais, já que  buscamos a constate capacitação e atualização dos vereadores", afirmou.

Após o encontro no auditório do Interlegis, os parlamentares tiveram um encontro com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros