Programa Interlegis é apresentado em evento da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

A X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios prosseguiu nesta quarta-feira (11) com vários eventos, dentre eles o Papel do Legislativo Municipal, onde foram apresentados os produtos e serviços do Programa Interlegis

O Programa Interlegis foi apresentado detalhadamente nesta quarta-feira (11) no evento O Papel do Legislativo Municipal que fez parte da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios,  onde legislativo e executivo municipais estiveram presentes de forma maciça.

O evento foi aberto pela manhã pelo primeiro secretário do Senado e diretor nacional do Programa Interlegis, Efraim Morais, que apresentou os dados atualizados sobre as adesões das casas legislativas, de acessos ao portal, número de treinados nos cursos de capacitação.

Na parte da tarde, o programa Interlegis foi apresentado pelo chefe do serviço de administração , Fransciso Edmar Salmito que explicou mais detalhadamente todos os produtos e serviços.

Salmito começou fazendo um breve histórico da criação do programa e destacou o seu principal objetivo “facilitar a comunicação e a troca de informações entre as casas legislativas aderidas.

Francisco Edmar Salmito apresentou o portal, onde, como disse, cada casa legislativa pode hospedar seu endereço e os dados institucionais, o mesmo podendo fazer os parlamentares de forma individual, além de ser um instrumento importante de pesquisa, com diversos assuntos como a legislação brasileira

-Sabemos que há muitas câmaras bem equipadas, mas não são a maioria, o que torna o programa Interlegis importante, pois é  uma via de mão dupla, onde as casas podem disponibilizar informações e busca-las ao mesmo tempo”, enfatizou

Sobre as adesões ao Interlegis, informou que hoje são mais de quatro mil casas aderidas, com cerca de 3.506 já equipadas com microcomputadores e com programas específicos como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL, ou o de apoio parlamentar o SAAP.

- Na área de capacitação, em 2006 , mais de cinco mil alunos fizeram os diversos cursos oferecidos e, neste ano, o Interlegis está oferecendo cerca de 13 cursos a distancia como Lei de Responsabilidade Fiscal, Redação oficial, Orçamento público, Processo Legislativo que são os mais procurados, disse.  E concluiu lembrando que esses cursos do programa Interlegis são a distancia ou presenciais.



Depoimentos

Na oportunidade várias autoridades presentes se manifestaram sobre a importância do Progama Interlegis para o legislativo brasileiro:

 

“O Interlegis se tornou um importante instrumento de informação e comunicação e formação para qualificar os servidores do legislativo municipal e melhorar a conscientização do vereador em seu papel, pois o parlamentar do município ainda confunde o seu papel de legislador com o papel do Executivo, portanto quanto maior e melhor a informação, mais adequação á vereança”, - Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM.

 

“O Interlegis é um importante meio de comunicação e de modernização do legislativo em todas as instâncias, pois não só possibilita a comunicação como oferece recursos de aperfeiçoamento por meio de treinamentos realizados no ensino via internet. – Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-deputado federal.

 

“ Além de implementar a inclusão digital do legislativo no âmbito estadual e municipal, o Interlegis realiza a inclusão social por meio da formação na educação e treinamentos e ainda ampliando a comunicação entre os parlamentares. Com o plano de expansão realizado com seu projeto de modernização dos municípios, o Interlegis contribui ainda mais para que o vereador conheça suas reais atribuições, aumentando e melhorando sua capacidade de legislador que defende as causas do município, como também facilitador da modernização da gestão pública, possibilitando o resgate da autonomia municipal como é de direito”, dep. Frederico Antunes, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul