Secretaria Geral divulga programação da posse dos senadores e da eleição da Mesa

Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal divulga as datas de posse dos novos senadores, como também da instalação dos trabalhos legislativos e a eleiçao da nova Mesa diretora

A Secretaria Geral da Mesa  do Senado divulgou, nesta segunda-feira (22), a programação para a posse dos 27 senadores e senadoras eleitos em outubro de 2006 e para a instalação dos trabalhos da 1a Sessão Legislativa Ordinária da 53a Legislatura. A posse, no Plenário do Senado Federal, está marcada para o dia 1o de fevereiro, às 10h, e será seguida pela eleição da nova Mesa do Senado. Já a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos ocorrerá no dia 2 de fevereiro, às 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Os parlamentares tomarão posse para exercer um mandato de oito anos - até 31 de janeiro de 2015. Na reunião preparatória, um dos diplomados pronunciará, em nome dos demais, o seguinte compromisso: "Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Os outros, então, responderão: "Assim o prometo".

Transcorrida a posse, todos decidirão quem será o presidente do Senado durante o biênio 2007-2008. A escolha será feita em votação secreta e por maioria de votos. A reunião será dirigida pela Mesa atual (a da 52a legislatura). Em uma outra reunião, que poderá ocorrer logo em seguida, os senadores escolherão os dois vice-presidentes e os quatro secretários da Mesa do Senado e seus suplentes.

A nota da Secretaria Geral da Mesa informa que, na reunião de posse, de acordo com o Regimento Interno do Senado Federal, não é permitido o uso da palavra para discursos.

Já na reunião de instalação dos trabalhos legislativos, no dia 2, o presidente do Senado fará uso da palavra. Haverá ainda a leitura da mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo próprio presidente da República ou pelo 1º secretário do Congresso Nacional.

Senado escolherá presidente em eleição secreta no dia 1º

Abertura dos trabalhos legislativos ocorrerá em 2 de fevereiro

Senadores tomam posse em fevereiro para mandato que termina em 2015