Seminário incentivará troca de experiências

o Espaço do Vereador, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul,com o apoio do Interlegis, promove nos dias 7 e 8 de dezembro, o Seminário Os Desafios do Vereador.

Dando continuidade às políticas de aproximação das câmaras municipais ao Parlamento gaúcho, o Espaço do Vereador, com o apoio do Interlegis, promove nos dias 7 e 8 de dezembro, no Auditório Dante Barone, o Seminário Os Desafios do Vereador. Além de apresentar temas inovadores para a realidade dos municípios, o evento pretende incentivar a troca de experiências, através de exposição de ações que serão compartilhadas com demais vereadores. Licenciamento ambiental, microcrédito e consolidação da legislação também pautarão os debates.

Adesão ao Interlegis
Durante o evento, o presidente do Legislativo estadual, deputado Fernando Záchia (PMDB), entregará os termos de adesão ao Programa Interlegis das 44 últimas câmaras a aderirem à iniciativa. Com isso, o Rio Grande do Sul será o primeiro Estado brasileiro a ter todos os legislativos integrados ao programa do Senado.

Programação
No dia 7, será realizada a abertura do seminário, prevista para às 9h. A solenidade deverá contar com as presenças de senadores, deputados estaduais e federais, vereadores e representantes de instituições municipais. Durante a cerimônia, serão entregues os termos de adesão, e será assinado o protocolo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). No decorrer do dia, as Câmaras de Vereadores de Novo Hamburgo, Porto Alegre e Taquari farão suas explanações, e os presentes discutirão o tema Plano Diretor, Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental. O encerramento das atividades está previsto para às17h.

No dia 8, a partir das 9h, serão apresentadas as experiências de integração dos Parlamentos com a sociedade. O Código Municipal de Saúde também será tema de debate. A cerimônia de encerramento está prevista para às 12h, com o lançamento da publicação Cadernos do Vereador.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no site www.al.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3210-2100.