7º Fórum Internacional Software Livre bate recorde de público e de países

A cidade de Porto Alegre recebeu no último mês de Abril os participantes do 7º Fórum Internacional Software Livre - fisl7.0, que vieram de 24 países para conhecer as mais novas tecnologias em software livre


    Durante quatro dias, Porto Alegre foi sede de um dos maiores eventos de software livre do mundo. O 7º Fórum Internacional Software Livre – fisl7.0, reuniu no Centro de Eventos FIERGS pessoas de 24 países, que concentraram em Porto Alegre o que há de mais desenvolvido em software livre atualmente.

    O fisl7.0 bateu recorde de público, recebendo 5.339 pessoas, principalmente do Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Canadá e Argentina. O crescimento da edição deste ano, em relação ao ano passado, foi de 20,96%. Foram 36 grupos de usuários e 39 caravanas. Também foi sucesso o número de acessos à TV Software Livre. Este ano foram 18.903 acessos, de diferentes computadores, O coordenador geral da Associação Software Livre, promotora do fórum, Marlon Dutra, disse que “o evento vem numa linha de crescimento desde a primeira edição em 2000, o que prova também o crescimento do interesse pelo software livre no mundo”. Marlon agradeceu o empenho de toda a equipe da Associação, pois sem eles
o fisl7.0 não teria esse sucesso, e convidou a todos para a próxima edição do fisl, em 2007.

    Outro ponto que chamou a atenção foi o volume de negócios realizados. A maioria das empresas expositoras afirmou que o Fórum amadureceu, superando as expectativas. “Temos um volume de trabalho para as próximas semanas, visando atender à demanda dos contatos realizados no Fórum”, afirmou Carlos Eurico Pittas do Canto, diretor da Propus.

    A programação contou com diversas atividades. Foram realizadas 275 sessões de palestras, com a participação de 445 palestrantes.

    Política e filosofia de software livre, software livre no governo, grupos de usuários, software livre na educação, segurança, desenvolvimento, tópicos avançados de programação em software livre, linguagens de programação, banco de dados, desktop, software livre e sua utilização no mundo, empresas envolvidas com software livre e seus casos de sucesso, desenvolvimento econômico e formas de expressão com software livre, foram alguns dos assuntos apresentados durante a programação da sétima edição do Fórum Internacional Software Livre, realizado de 19 a 22 de abril, em Porto Alegre.