O Papel do Interlegis no fortalecimento do Legislativo é tema de palestra em Seminário de Vereadores do Baixo São Francisco

O Programa Interlegis se faz presente no Seminário de Vereadores do Baixo São Francisco,promovido pela Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe. E foi representado pelo assessor da diretoria , Janary Nunes, que apresentou a palestra “O Papel do Interlegis no Fortalecimento do Poder Legislativo”.


 

A Assembléia Legislativa de Sergipe promoveu na última quarta-feira (12), na cidade de Propriá,  o I Seminário de Vereadores do Baixo São Francisco. O Interlegis foi representando pelo assessor  da diretoria Janary Nunes, quando  apresentou a palestra “O Papel do Interlegis no Fortalecimento do Poder Legislativo”.

Cerca de 60 parlamentares de 24 municípios sergipanos participaram do evento e a abertura foi feita pelo presidente da Assembléia Estadual de Sergipe, Antonio Passos. Após a solenidade de abertura, houve a cerimônia de entrega da Comenda da Ordem Parlamentar do São Francisco. Foram condecorados o vereador Antonio Passos, o diretor do Interlegis Márcio Sampaio, representado por Janary Nunes e os demais parlamentares presentes.

Além da palestra sobre o Interlegis, os participantes debateram assuntos como “A relação Executivo/Legislativo e o Papel do Ministério Público”; “Funções Legislativas Municipais”;”Ações do Banco do Nordeste em prol do desenvolvimento de Sergipe”.

O seminário teve o apoio da Escola do Legislativo, Associação de Vereadores do Estado de Sergipe, Câmaras do Baixo São Francisco.

A palestra

Em sua palestra, o assessor da diretoria do Programa Interlegis, Janary Nunes, salientou a importância do Programa INTERLEGIS, para melhorar a qualidade do processo legislativo, capacitando os parlamentares e servidores das Câmaras  Municipais, através de cursos na modalidade a distância e presenciais, além de divulgar as  atividades legislativas, por meio do rádio, tv , jornal, portais do Senado Federal, Interlegis e Câmara dos Deputados. A transparência dessas atividades possibilita o acompanhamento e fiscalização do cidadão, contribuindo para o esforço de democratização do Estado brasileiro.

Frisou a importância do I Censo do Legislativo, que visitou todos os municípios brasileiros e é um projeto pioneiro, que despertou interesse de estudiosos do Brasil e do exterior.

Janary Nunes destacou a importância do Projeto Piloto de Modernização que irá beneficiar cem casas legislativas com equipamentos e produtos do Interlegis.

Falou , por fim, sobre a viagem do diretor Márcio Sampaio à Guiné Bissau, onde esteve para apresentar o programa Interlegis e mostrar como ele pode ajudar o legislativo daquele país