Aberto Fórum do I Censo do Legislativo Brasileiro

O Fórum Internacional do I Censo do Legislativo foi aberto nesta quarta-feira, em cerimônia especial no auditório Petronio Portella do Senado Federal. Neste evento que vai até a próxima sexta poderão ser conferidos os dados coletados pelo trabalho realizado pelo Censo em todo o país

para assistir clique aqui

O Fórum Internacional do I Censo do Legislativo foi aberto nesta quarta-feira (5), no auditório Petronio Portela do Senado Federal. A solenidade deu início ao evento que termina na sexta (7), onde vários estudiosos do mundo irão debater os resultados coletados durante estes dois anos do trabalho realizado pela equipe do Censo.


A cerimônia foi aberta com o hino Nacional cantado pelo coral do Senado, e em seguida com o senador Renan Calheiros agradecendo a participação dos presentes e abrindo oficialmente a solenidade. A palavra foi dada ao professor Stephane Monclair que ressaltou a importância do Censo como fonte de consulta acadêmica e a iniciativa de um trabalho como este.

Em seguida o representante do BID Jorge Luiz Lestanni contou um pouco da história do Banco Interamericano e falou da parceria com o Brasil, seu 2º maior acionista. Ele elogiou a atuação do Programa Interlegis na promoção da democracia e na modernização do Legislativo. “Através deste histórico fica claro o caráter pioneiro que o Interlegis possui no Brasil e na América Latina”. E acrescentou: “Para o Banco, é uma honra trabalhar com o Programa, pois nós estamos aprendendo muito com vocês”.

Na seqüência o senador Efraim Morais parabenizou a direção e todos os funcionários do Interlegis, destacando a coordenadora do Censo, Telma Venturelli. “O fato de se ter concluído o trabalho com recursos humanos limitados, passando por todos os 5564 municípios brasileiros, enfrentando todo o tipo de adversidade, já é uma vitória para os 180 recenseadores que viajaram por terra, água e ar”. O senador também falou da importância do Poder Legislativo como o verdadeiro espaço da democracia, e o papel do vereador como personagem principal da interação com a população.

O senador ainda comentou a criação da enciclopédia do Legislativo, que será de livre consulta e beneficiará estudiosos e universitários, falou das novas metas do Interlegis II e do Projeto Piloto de Modernização das 100 Câmaras, e finalizou dizendo que os dados trazidos pelo Censo mostram as insuficiências das Casas Legislativas, indicando qual o plano de ação a ser trabalhado na melhoria das Casas.

Com a palavra, o presidente do Senado,Renan Calheiros parabenizou novamente os envolvidos no Censo, e salientou a importância dos dados coletados como o retrato do Legislativo no país e fonte riquíssima de pesquisa para as universidades. Finalizou citando a crise política pela qual o país passa. “Apesar da gravidade dessa crise as Casas Legislativas, incluindo o Senado e a Câmara dos Deputados, funcionam normalmente”.

A mesa diretora foi composta pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB/AL)pelo 1º secretário do Senado e diretor Nacional do Programa Interlegis, senador Efraim Morais – PFL/PB, pelo senador Marco Maciel - PFL/PE, o deputado federal Júlio Delgado – PSB/MG, o diretor geral do Senado Agaciel da Silva Maia, o representante do BID Jorge Luiz Lestanni, pelo especialista de modernização do BID no Brasil, Jose Navia, o representante do grupo de cientistas e pesquisadores nacionais, professor doutor Stephane Monclair e o diretor do Interlegis Márcio Sampaio

registrado em: