Interlegis, ILB e Unilegis assinam protocolo com a União de Vereadores do Ceará

O protocolo prevê utilização de todo o corpo técnico para treinamento e capacitação dos vereadores do Estado do Ceará com oferecimento de cursos e seminários, eles terão acesso ao sistema de Educação do ILB, Unilegis e Interlegis em uma nova parceria


Foi assinado nesta quarta-feira, (19) na Primeira Secretaria do Senado Federal o protocolo entre o ILB, Unilegis , o programa Interlegis e a União de Vereadores do Ceará para capacitação dos parlamentares daquele estado através de cursos e seminários que serão oferecidos pela Casa..

Na ocasião o diretor do Instituto do Legislativo Brasileiro, Florian Madruga destacou a parceria entre os  três  órgãos do Senado, ILB, Unilegis e Interlegis com a UVC, um intercâmbio técnico e cultural e disse que desta forma o  Senado coloca à disposição dos vereadores cearenses toda a estrutura de treinamento e capacitação oferecidos pela Casa  aos seus servidores e usuários.

Por sua vez, representando o diretor do programa Interlegis, Marcio Sampaio, o diretor administrativo do Interlegis, Francisco Edmar Salmito salientou o grande alcance da assinatura do documento pela União de Vereadores do Ceará, frisando que todos irão ganhar e elogiou a iniciativa de seu presidente Francisco Deuzinho.

O diretor da União, vereador Alexandre Damasceno, que também é servidor do Senado Federal, disse que a UVC abre um canal para que os vereadores organizados por meio de sua entidade “maior consigam mecanismos de desenvolvimento não somente dos parlamentares como dos servidores das daquelas Casas municipais”.

O presidente da União de Vereadores, Francisco Deuzinho disse de sua expectativa de qualificação e capacitação de vereadores afirmando o elo que une o Senado e as casas legislativas cearenses ficará mais ampla e haverá maior oferecimento de cursos e eventos para a capacitação  dos parlamentares do Estado, assim como assessores das câmaras,.

Sobre a participação do Interlegis no intercâmbio, o vereador Deuzinho disse que a União e o programa são parceiros em todas as horas, tanto na capacitação como na questão da manutenção logística, “onde já temos 91 câmaras  com equipamentos do  Interlegis e queremos ampliar esse leque ofertar com mais eficiência os cursos da área de educação do programa Interlegis  assim como ILB e Unilegis.

O vereador anunciou a realização em junho de um congresso  voltado para os vereadores do Ceará. Francisco Deuzinho disse que o evento contará com a presença do deputado uruguaio AndrésAbita que irá apresentar o sistema eleitoral  daquele país. “Os vereadores cearenses serão os primeiros a conhecer esse sistema que pretendem implantar no Brasil”, concluiu.

Após a assinatura do protocolo o primeiro secretário do Senado e diretor nacional do Programa Interlegis, Efraim Morais lembrou que era a política inicial da secretaria a união do ILB, Unilegis e Interlegis que agora se consolida e destacou a iniciativa da União de Vereadores do Ceará que dá um passo importante para o aperfeiçoamento do trabalho dos parlamentares daquele estado.

 

Mônica Cocus