O mês é da mulher na Câmara

Câmara dos Deputados preparou programação especial dedicada aos direitos das mulheres em seus veículos de comunicação, além de exposições, palestras e eventos políticos dedicados a elas

A Câmara dos Deputados promove uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira (08). Ao longo de toda a semana, os veículos de comunicação da Casa, em especial a TV Câmara, a Rádio Câmara, a Agência Câmara e o sítio infantil Plenarinho, prepararam uma programação especial sobre temas atuais do universo feminino. Sem contar debates, premiações, exposições, uma Comissão Geral no Plenário, uma sessão solene do Congresso Nacional e a apreciação de projetos relativos aos direitos das mulheres.

Uma dessas propostas é o projeto de Lei 1780/1996, que obriga a realização do exame DNA na rede hospitalar pública, uma maneira de facilitar o esclarecimento de casos de paternidade. O projeto está na pauta de terça-feira (07) da Comissão de Constituição e Justiça.

Na quarta-feira (08), a partir de 9h, o Plenário da Câmara será transformado em Comissão Geral - quando a sessão trata de apenas um tema.

Na quinta-feira (09), às 11h, a Câmara vai outorgar o Prêmio Carlota Pereira de Queiroz a cinco mulheres de destaque em diversas áreas. As indicadas deste ano são a ex-deputada Janete Capiberibe, a cantora Daniela Mercury, a médida Albertina Takiuti, a religiosa Irmã Dolores e a ativista política na área de direitos humanos Iramaya Benjamim.

O prêmio é uma homenagem à primeira deputada brasileira, Carlota Pereira de Queiroz, eleita em 1934, em plena ditadura de Gertúlio Vargas.

Mulheres na rádio e na TV

A TV Câmara preparou uma série de programas dedicada aos direitos das mulheres, a começar pela edição especial do Mulheres no Parlamento desta segunda-feira (06), às 22h, com a presença da procuradora federal dos Direitos do Cidadão Ela Wiecko.

A Rádio Câmara vai exibir, de segunda-feira (06) a sexta-feira (10), cinco edições do Reportagem  Especial, cada qual com um tema ligado às mulheres - o direito da parturiente em ter acompanhante na hora do parto, a licença à adotante, a cirurgia reparadora em caso de câncer de mama, a tipificação da violência doméstica no Código Penal e a obrigatoriedade dos hospitais notificarem casos de violência contra a mulher. Os programas vão ao ar às 7h15.

Ao longo do mês, serão veiculados durante a programação spots com depoimentos de 19 pessoas de renome sobre a mulher.

 

 Chats na Internet

Já o site infantil Plenarinho (www.plenarinho.gov.br) vai promover um bate-papo na Internet com a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS) na quarta-feira (8), às 15h. Ela vai falar dos desafios que as professoras, médicas, empregadas domésticas, funcionárias públicas e outras categorias têm na hora de conciliar os papéis de mãe e profissional.

Outro chat sobre a mulher será promovido pela Agência Câmara (www.agencia.camara.gov.br), também na quarta-feira (08), às 10h. Quem vai conversar com os internautas será o deputado Dr. Francisco Gonçalves (PPS-MG), relator do Estatuto das Mulheres (PL 1399/03).

Atividades artísticas

A mulher também será tema de exposições promovidas pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares. A partir de terça-feira (07), estarão abertas ao público duas mostras, uma com pinturas da artista plástica Edíria Carneiro Amazonas, no corredor de acesso ao Plenário, chamada Mulheres Corajosas do Povo. A outra, de fotos de Sônia Baiocchi e Anna Izabel, no Espaço do Servidor, retrata a presença das mulheres no Legislativo.

Na quarta-feira (08), as atividades da Câmara serão animadas por um grupo musical formado só por mulheres, o Toque de Salto. A partir de 18h, no auditório Nereu Ramos, elas vão apresentar um animado repertório de samba com elegante toque feminino e arranjos próprios.

De terça-feira (07) a quinta-feira (09), médicos e deputados da área de saúde vão ministrar palestras abertas ao público a respeito de temas que preocupam as mulheres em geral, como sexualidade, climatério, DST/AIDS, envelhecimento saudável e prevenção do câncer de mama.

Fonte: Assessoria Câmara dos Deputados