Notícias da Alesc - Assembléia Legislativa de Santa Catarina

Estão encerradas as inscrições para a 2ª edição do Parlamento Jovem, executado pela Escola do Legislativo de Santa Catarina e com o objetivo de envolver as mulheres em projetos sociais, Região Serrana irá receber seminário exclusivo

ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES PARA A SEGUNDA EDIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM

Encerrrou ontem (20), a data limite para que as escolas das redes pública e privada efetuassem as inscrições  para a segunda edição do “Parlamento Jovem”. O projeto faz parte do “Programa Conhecendo o Parlamento”, executado pela Escola do Legislativo, órgão do Poder Legislativo catarinense. Para esta segunda,  221 escolas increveram-se para participar do sorteio, que ocorrerá amanhã (22), durante a Sessão Plenária, quando serão escolhidas as cinco instituições que elegerão os 40 “deputados estudantes”. Após a escolha, uma equipe da Escola do Legislativo visitará as instituções de ensino com o objetivo de preparar os alunos para a Sessão Plenária, no dia 18 de maio de 2006

REGIÃO SERRANA RECEBE SEMINÁRIO SÓ PARA MULHERES

Com o objetivo de capacitar e formar lideranças femininas para formular, implementar e monitorar políticas públicas, e seu envolvimento em projetos sociais, sob a ótica de gênero e fortalecer a participação da mulher em políticas locais, a Assembléia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo, em parceria com a Casa da Mulher Catarina e o Instituto Catarinense de Estudos Sociais, Políticos e Econômicos promovem a primeira etapa – de um total de 4 -, nos dias 23 e 24 do corrente, na cidade de Lages (Teatro Marajoara), a realização do Seminário “ Liderança também é questão de gênero”. De caráter suprapartidário o evento tem como referência três eixos:Relações de Poder e Liderança Feminina; Formulação, Implementação e Monitoramento de Políticas Públicas e Marcos Legais.

Segundo o presidente da Escola do Legislativo, deputado Celestino Secco (PP), que abrirá o seminário com a palestra “Poder e Ética”, as mulheres do nosso estado têm sido excepcionais parceiras na construção de programas da Escola do Legislativo. “Seminários desta natureza apontam para a extrema necessidade  da mulher integrar mais intensamente a vida política do nosso estado. O evento será importante também para estabelecermos juntos uma política estadual de participação efetiva da mulher na conquista desta liderança”, afirmou.

As próximas etapas acontecerão em Criciúma, nos dias 27 e 28 de abril; em Jaraguá do Sul, nos dias 4 e 5 de maio, e a última etapa acontece nos dia 25 e 26 de maio, em Florianópolis.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site www.alesc.sc.gov.br/alesc/escola. Mais informações pelos telefones (048) 3221-2828 e 3221-2952. A programação completa está no site da Alesc. Haverá certificação.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23/03 (Quinta-feira)

8:30/9:00 Credenciamento das participantes
9:00/10:30 Abertura dos trabalhos - Poder e Ética – Dep. Celestino Secco
10:30/12:30 – Gênero e Políticas Públicas: mulheres no Poder – Profª Zuleika
Mussi Lenzi
14:00/16:00 - Planejamento e Desenvolvimento Sustentável – Profª Lígia Hahn Luchmann
16:00/18:00 – Cidadania e Marcos Legais – Profª Zuleika Mussi Lenzi
19:00/21:00 - Introdução à metáfora- indicadores p/ trabalhos em grupos – Profª Nilce Salvador

Dia 24/03 (Sexta-feira)

8:30/10:30 - Liderança – Profª Eloah Westphalen e Profª Neusa Freire Dias
10:30/12:30 - Estudo de caso: O Desafio da Mudança – Profª Nilce Terezinha Salvador e equipe do ICESPE
14:00/15:00 - Continuação dos trabalhos (discussão da Metáfora) – Profª Nilce Terezinha Salvador
15:00/17:00 Apresentação dos trabalhos em grupos
17:00h/18:00 Palestra Final - Empoderamento das Mulheres. Encerramento