Domingos Martins (ES) inaugura programa de modernização do Legislativo do Senado Federal

Equipe do Interlegis faz diagnostico de funcionamento da Câmara Municipal de Domingos Martins para implantação do Projeto Piloto de Modernização das casas legislativas


A Câmara municipal de Domingos Martins recebeu neste mês de março a terceira equipe de técnicos do Programa Interlegis do Senado Federal, para realizar o diagnóstico de funcionamento da Casa para a implementação do Projeto Piloto de Modernização das Câmaras Municipais. O projeto completo do Senado pretende modernizar 800 câmaras no Brasil e Domingos Martins é o primeiro de 100 municípios que participarão do Projeto Piloto.

 

Os consultores técnicos, Cláudio Morale, Eleida Ribas e Dora Nunes, das áreas de tecnologia da informação, educação e comunicação respectivamente, acompanhados pelo coordenador legislativo do Interlegis na Assembléia do Estado do Espírito Santo, Luiz Alberto Marçal, foram recebidos nesta terça-feira, 21, pelo presidente da Câmara, Júlio Maria dos Santos (PFL), dos vereadores Pedrinho Hoppe (PP), Ricardo Saleme e Sérgio Batista, ambos do PMDB. Também estiveram presentes, a secretária Geral de Administração, Elma Hortolani e o chefe de Informática, Juliano Bringer.

 

De acordo com os consultores, a Câmara de Domingos Martins vai inaugurar um projeto inédito no Legislativo brasileiro, que tem os objetivos de modernizar a estrutura e capacitar os servidores da Casa, otimizar a realização das atividades em todos os setores e fortalecer o papel representativo do Legislativo. “Os benefícios serão a melhora nos serviços, tecnologia de ponta e qualidade no processo legislativo”, disse o presidente Júlio Maria, para quem a dimensão do projeto é enorme. O vereador Pedrinho disse que em um mundo globalizado, ter agilidade na informação e na resolução dos problemas é de extrema necessidade. A secretária administrativa falou que “para nós, esse trabalho vai ser muito importante para qualificar parlamentares e servidores no desafio de representar a população”.

 

Após a coleta de informações será feito o diagnóstico juntamente com as outras áreas que visitaram Domingos Martins anteriormente. A Câmara vai receber 8 computadores, sendo 2 servidores, um telefone IP, ou seja, via internet, e uma impressora a laser, na parte de equipamentos e produtos como Portal Modelo, Saap e Sapl, na área de sistemas e programas de capacitação em todas setores.

 

O Projeto - O Programa Interlegis apóia o processo de modernização do Poder Legislativo Brasileiro, em suas instâncias federal, estadual e municipal, buscando melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e competência das Casas Legislativas e promover a participação cidadã nos processos legislativos por meio de duas ações principais: a formação da Rede Nacional Interlegis (RNI) e o projeto piloto de Modernização das Casas Legislativas Municipais.

 

A primeira fase do Interlegis, iniciada em 1998 e em fase de conclusão promoveu a formação da RNI, integrando 26 Assembléias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Tribunal de Contas da União, Câmara dos Deputados, Senado Federal e de mais de 3,5 mil Câmaras municipais brasileiras. Na segunda fase (2006), será executado o Projeto Piloto de Modernização com um programa composto de Marcos Referenciais de Tecnologia, Informação, Comunicação e Educação Legislativas.

 

“Esse projeto tem suas ações voltadas à promoção das funções constitucionais do Poder Legislativo – legislar, representar, fiscalizar e publicizar suas ações – por meio do desenvolvimento de produtos de educação, comunicação, informação e tecnologia específicos”, explica a consultora da área de educação, Eleida Ribas Dutra.

 Saiba mais sobre o Projeto Piloto de Modernização