Tribunal Regional Eleitoral do Piauí quer ajuda do ILB/Interlegis para capacitar pessoal

Ideia é usar EAD para atingir todo o Estado

Preocupado com a necessidade de capacitação do pessoal da Justiça Eleitoral do Piauí e para otimizar os recursos disponíveis, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Geraldo Sebastião Almeida Mota Filho, discutiu na manhã desta quarta-feira, 13/03, com o coordenador-geral do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), João Henrique Gouveia, possibilidades de parceria entre as duas instituições.

A ideia é aproveitar também a capilaridade do Programa Interlegis, vinculado ao ILB, que tem relação com as Câmaras Municipais, para aumentar o alcance da ação, segundo Geraldo Mota Filho. “O trabalho do Interlegis é reconhecido nacionalmente” – disse ele. Esta comunicação com as Câmaras, além da experiência com o processo legislativo que o Interlegis possui, pode ser de grande ajuda na hora de capacitar o pessoal de cartórios eleitorais, por exemplo, segundo o diretor, sobretudo dada a extensão do Estado.

Citando o presidente do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, Geraldo Mota Filho lembrou que a Justiça eleitoral não existe apenas para fazer eleições, mas para fomentar a democracia e que necessita ser mais eficiente. “Por isso, precisamos de vocês” – afirmou.

Segundo João Henrique Gouveia, as duas instituições vão estudar em qual o formato poderá se dar esta parceria, mas garantiu que é interesse do ILB/Interlegis dar suporte ao TRE, com as ferramentas disponíveis, tanto na área de educação a distância, quanto dos sistemas tecnológicos que ajudam na transparência e na eficiência do processo legislativo.

O diretor-geral do TRE estava acompanhado de Ivana de Macêdo Rodrigues, secretária de Gestão de Pessoas, e Johnny Wellington Chaves de Andrade e Silva, Secretário de Administração do Tribunal. Da parte do ILB/Interlegis, também esteve presente à reunião, Dalva Dutra, do setor de eventos.