Instrução Normativa - IN 001/2002

por marcos.valente — publicado 29/10/2001 01h00, última modificação 25/09/2002 17h08
Normas e procedimentos para realizar a instalação básica e configuração inicial dos servidores Windows® 2000 Server

                                                 

 

 

 

Brasília, 08 de março de 2002.

 

 

 

Instrução Normativa - IN nº. 001/2002

 

 

 

Às Assembléias Legislativas

Att. Administradores das Unidades Organizacionais

 

 

 

Ref.: Normas e procedimentos para  realizar a instalação básica e configuração inicial dos servidores Windows® 2000 Server

 

 

Esta IN foi concebida com a finalidade de padronizar a instalação inicial dos servidores das Unidades Organizacionais da Rede Nacional Interlegis.

 

Os Administradores do SIT em Brasília, após a realização destes procedimentos, completarão as configurações adicionais remotamente. Portanto, torna-se extremamente importante a conclusão desta instalação com sucesso.

 

Caso haja dificuldade para executar os procedimentos desta IN, deverá ser agendado atendimento para instalação com tutoria através do ramal 8000 com o Sr. Cacau.

 

Aviso importante: Os procedimentos a seguir apresentados têm por finalidade criar uma instalação básica do Windows® 2000 a partir do "zero", o que significa que TODOS OS DADOS GRAVADOS NOS EQUIPAMENTOS SERÃO APAGADOS. Portanto, é expressamente recomendado que se faça cópia dos arquivos.

 

 

 

 


Índice

 

Procedimento Geral............................................................................................................ 2

Convenções do manual completo para a instalação básica dos 2 servidores.......................... 3

Preparação da OU - Oganizational Unit (Unidade Organizacional)....................................... 3

MANUAL COMPLETO PARA A INSTALAÇÃO BÁSICA DOS 2 SERVIDORES...... 4

Passo 1 - Objetivo: habilitar o computador a inicializar via CD-ROM................................... 4

Passo 2 - Objetivo: Iniciar a instalação do WIN 2000 SERVER, após habilitar o equipamento a inicializar via CD-ROM (passo 1)............................................................................................................................ 4

Passo 3 - Objetivo: Configurar o Windows® 2000 Server para se conectar em rede e prover serviços de terminal.    6

Tabela_01.......................................................................................................................... 7

Tabela_02.......................................................................................................................... 9

 

 

 

Procedimento Geral

 

1.      Os administradores locais estão recebendo, junto com esta IN, o CD e o manual completo para a instalação básica dos 2 servidores de cada Assembléia Legislativa ;

2.      Caso sinta necessidade de auxílio para realizar a instalação dos servidores, o administrador local da Assembléia Legislativa deverá entrar em contato com o Sr. Cacau, através do ramal 8000, a fim de agendar um horário para suporte técnico (Sr. Marcel / Sr. Mafra). Caso o administrador não sinta tal necessidade, o mesmo estará autorizado a realizar a instalação, observando os passos a seguir descritos.

3.      Após o sucesso ou não das instalações, com auxílio do pessoal de suporte técnico ou não, o Administrador local da Assembléia Legislativa deverá enviar e-mail para o endereço sit@interlegis.gov.br, contendo:

 

·        Em caso de SUCESSO na instalação de um ou dois dos servidores: informar nome do servidor, endereço TCP/IP, data/hora da conclusão da instalação e nome do responsável.

·        Caso de INSUCESSO na instalação de um ou dois dos servidores: informar o nome do servidor, o porque de não estar conseguindo instalar (mensagens de erro, tela azul com erros e etc.), data/hora e nome do responsável.

 

4.      Os consultores Sr. Marcel e Sr. Mafra realizarão as instalações complementares remotamente (serviço de diretório, serviço de delegação de endereçamento IP e  DNS entre outros), via Terminal Service, nos servidores onde se obtiver sucesso nas instalações.

5.      Ao finalizarem as instalações complementares, os servidores estarão aptos a gerenciar o serviço de dados da intranet local das Assembléias Legislativas, provendo serviços de autenticação, DHCP, DNS, impressão e Internet. A partir deste momento, todas as estações de trabalho deverão estar aptas, independente do sistema operacional, a navegar na Internet.

6.      Os administradores das Assembléias Legislativas deverão enviar novo e-mail ao sit@interlegis.gov.br contendo as seguintes informações sobre as estações de trabalho: quantidade de equipamentos, quantidade de equipamentos que estão funcionando, quantidade de equipamentos que conseguem enxergar a Internet.

7.      Enviaremos aos administradores locais das Assembléias Legislativas os procedimentos para a criação de CONTAS DE USUÁRIOS na RNI. Somente usuários autenticados poderão efetuar login na RNI após realizarmos a instalação padrão nos equipamentos das estações de trabalho.

8.      Aguarde que logo a seguir às instalações dos  servidores serão enviados um disquete, 02 CD´s e um manual completo para a instalação padrão das estações  de trabalho, com sistema operacional Windows 2000 e Linux.

9.      Para os servidores onde não se conseguir instalar o sistema operacional Windows 2000 Server, abriremos chamado técnico junto à Novadata, pois possivelmente o problema associado deverá ser de Hardware. Após a conclusão do serviço de restauração do Hardware pela Novadata, o administrador da Assembléia Legislativa deverá enviar e-mail para o endereço sit@interlegis.gov.br relatando sobre o atendimento da Novadata e condições atuais do equipamento.

10.  O administrador procederá então à instalação do equipamento conforme item 2 acima, para instalar o(s) servidor(es) restantes.

 

 

Convenções do manual

 

·        Texto escrito entre colchetes [  ] representa tecla(s) ou botão(ões) a ser(em) pressionada(s)/digitada(s).

·        Texto em NEGRITO ITÁLICO representa opção de menu ou item de configuração que deverá ser escolhido.

·        Texto sublinhado deverá ser digitado.

·        Texto em fundo amarelo representa nome de tela do programa de instalação do Windows® 2000 Server.

 

 

Preparação da OU - Oganizational Unit (Unidade Organizacional)

 

Para efeitos da RNI - Rede Nacional Interlegis, cada Assembléia Legislativa será representada como uma OU totalmente independente das demais, gerenciadas pelo AD - Active Directory do servidor controlador da RNI situado em Brasília, DF. 

 

Cada OU deverá preparar o seu próprio SITE para a instalação de seus 02 servidores. Todos os equipamentos deverão estar ligados e conectados fisicamente à rede montada pela Unisys. Deverão estar ligados o Switch, Roteador, servidor de impressão, conectados os cabos e etc.

MANUAL COMPLETO PARA A INSTALAÇÃO BÁSICA DOS 2 SERVIDORES

 

 

 

Passo 1 - Objetivo: habilitar o computador a inicializar via CD-ROM

 

1.Ligar o computador e, após aparecer o vídeo, pressionar a tecla [DEL] para acessar o programa BIOS da placa-mãe.

2.Aparecerá um menu na tela do computador. Escolha a opção BIOS FEATURES SETUP utilizando-se das setas do teclado e pressionando [ENTER]. Aparecerá então um submenu; selecione o item BOOT SEQUENCE utilizando-se das setas do teclado e escolha a opção CDROM, A, C, pressionando [PAGE DOWN] repetidas vezes.

3.Para sair da BIOS pressione [ESC], depois [F10] e confirme com [Y] e pressione [ENTER].

 

 

Passo 2 - Objetivo: Iniciar a instalação do WIN 2000 SERVER, após habilitar o equipamento a inicializar via CD-ROM (passo 1).

 

 

1.Ao iniciar um novo boot - após o passo 1, insira o CD-ROM com a inscrição Windows 2000 Server Interlegis e observe a seguinte mensagem do sistema de boot: PRESS ANY KEY TO BOOT  FROM CDROM e então rapidamente pressione [ENTER]. Automaticamente o programa de instalação ou SETUP  do Windows® inicializará. Aguarde o carregamento dos arquivos. Nova Tela é apresentada: WELCOME TO SETUP Após ler as informações apresentadas pressione [ENTER] para prosseguir.

2.O programa mostrará então o contrato padrão de licença de software da Microsoft® que deverá ser lido. Após ler o contrato pressione [F8].

3.Nova tela será mostrada com as opções de instalação. Para continuar a instalação pressione [ESC].

 

 

ATENÇÃO: NESTE PONTO DEVERÃO SER CRIADAS AS PARTIÇÕES DO DISCO RÍGIDO DO SERVIDOR. TODOS OS DADOS GRAVADOS ANTERIORMENTE SERÃO APAGADOS.

4.Neste ponto será apresentada uma tela com as partições atuais do disco rígido que deverão ser apagadas. Utilizando-se das setas do teclado, selecione as partições, uma de cada vez, e apague-as. Os computadores da Novadata  foram configurados com duas partições: a partição ativa C: e uma partição estendida D:. Caso seu computador esteja com um esquema diferente de partições, apague-as por completo através de comandos semelhantes a:

 

·        Para apagar a partição C: selecione-a com as setas do teclado e pressione [D] + [ENTER] + [L]

·        Para apagar a partição estendida D: selecione-a com as setas do teclado e pressione [D] + [L]

·        Para apagar qualquer outra partição: selecione-a com as setas do teclado e pressione [D] + [L]

 

5.Após apagar todas as partições existentes o programa apresentará a seguinte opção de particionamento: UNPARTITIONED SPACE 17508 MB. Agora criaremos uma pequena partição para o sistema operacional Windows® 2000 Server dentro deste espaço não particionado da seguinte maneira: selecione o UNPARTITIONED SPACE 17508 MB e pressione [C]. Aparecerá uma nova tela; Apague o valor atual pressionando a tecla [BACKSPACE] repetidas vezes e entre com o novo valor do tamanho para a nova partição: digite 4096 MB na janela disponível. Para continuar a instalação pressione [ENTER] + [ENTER]. Observação: para usar o teclado numérico não se esqueça de pressionar [NumLock].

 

6.Escolha a opção Format partition unsing NTFS file system através das setas do teclado e pressione [ENTER].

 

A partir deste ponto o sistema iniciará a formatação da partição C: e depois irá copiar automaticamente os arquivos do sistema operacional.

 

7.Após a cópia dos arquivos, o programa de instalação apresentará uma tela solicitando reinicio ou reboot do sistema. Pressione [ENTER] ou aguarde 14 segundos para reiniciar o sistema. Atenção: NÃO RETIRE O CD do leitor de CD-ROM.

 

 

Passo 3 - Objetivo: Configurar o Windows® 2000 Server para se conectar em rede e prover serviços de terminal.

 

 

1.Agora o computador reinicializará após o cumprimento das etapas anteriores. Atenção: agora ao aparecer a mensagem: PRESS ANY KEY TO BOOT  FROM CDROM,  não aperte nenhuma tecla.

2.O Windows® 2000 Server inicializará sozinho em modo gráfico e concluirá a instalação dos componentes adicionais, detectará os dispositivos "plug and play" e etc. Aguarde Alguns minutos!

3.Na próxima tela: Regional Settings o programa solicitará o ajuste das configurações regionais de localização e layout  do teclado:

 

·Clique no primeiro botão [CUSTOMIZE] e selecione para Your Locale (location):  a opção Portuguese(Brazil). Agora pressione os botões [APPLY] e [OK].

 

·No segundo botão [CUSTOMIZE], selecione o layout de teclado ENGLISH (US) e remova-o clicando no botão [REMOVE]; selecione então o teclado Portugueses (Brazil), clique em [PROPERTIES] e altere o layout de portuguese (Brazilian ABNT) para portuguese (Brazilian ABNT2) na lista drop and Down e pressione [OK]. Pressione o botão [Apply], ignore a mensagem de erro pressionando [OK], pressione os botões [OK] e [NEXT].  

 

 

4.Nova tela é apresentada: Personalize Your Software. Digite em nome: A DESCRIÇÃO COMPLETA DE SUA ASSEMBLÉIA e, em organização: Programa Interlegis. Pressione então o botão [NEXT]. Observe o exemplo a seguir para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo:

 

·        Nome: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO

·        Organização: PROGRAMA INTERLEGIS

 

 

5.O programa apresenta a tela: Licensing Modes com as opções de licenciamento das conexões entre as estações e o servidor. Escolha a opção PER SERVER. Number of current conections e altere o valor de 5 para 20, e pressione o botão [NEXT].

6.Nova tela é apresentada: Computer Name and Administrator Password. Identifique o nome do servidor na tabela_01, digite-o no local apropriado, digite a senha 123456 para o administrador e a seguir pressione o botão [NEXT]. Utilizando o exemplo da Assembléia do Estado de São Paulo, durante a instalação do segundo servidor, a escolha seria:

 

·        digite em Computer name: SPSV002

·        para a senha do administrador do sistema, Administrator Password: 123456 - utilizar sempre esta senha para todas as instalações

 

 

Tabela_01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


7.Nova tela é apresentada: Windows® 2000 Components. Aqui selecionaremos as opções de serviços do Windows® 2000 a serem desinstalados / instalados:

 

 

·DESMARCAR:  IIS - Internet Information Server

·MARCAR:         Terminal Service

 

 

 

 

8.Pressione então o botão [NEXT]. A próxima tarefa será configurar data e horário (Date and Time Settings):

 

·Conferir o horário e alterá-lo caso necessário

 

·Modifique a time-zone clicando na lista Drop-down e selecionando BRASÍLIA.

 

 

9.Pressione novamente [NEXT]. Agora a tela de configuração do Terminal Service Setup é apresentada. Verificar se a opção Remote Administration Mode está ativada. Pressione [NEXT] para instalar a configuração de rede. Aguarde alguns minutos!

 

10.Nesta tela entraremos com as configurações de rede (network settings). Selecione a opção Custom Settings pressione o botão [NEXT], selecione a opção TCP/IP e pressione o botão [PROPERTIES]. Selecione a opção USE THE FOLLOWING IP ADDRESS. Os campos para entrada de dados serão então habilitados; digite os dados de endereçamento conforme sua Assembléia Legislativa e de acordo com a Tabela_02 a seguir.

 

 

·Utilizando nosso exemplo de instalação do segundo servidor da Assembléia do Estado de São Paulo, deve-se digitar:

 

IP address: 10.11.2.5

Subnet mask: 255.255.0.0

Default Gateway: 10.11.1.1

Preferred DNS: 10.1.2.22

Alternate DNS: 10.1.2.4

 

 

Após digitar os dados pressione [OK] e [NEXT].

 

 

 

AGUARDE ALGUNS MINUTOS

 

Tabela_02

 


UF

TCP/IP

Servidor 1

TCP/IP

Servidor 2

Subnet mask

comum aos

2 servidores

Default Gateway

Comum aos

2 servidores

Preferred

DNS

comum  aos

2 servidores

Alternate

DNS

Servidor 1

Alternate

DNS

Servidor 2

AC

10.68.2.4

10.68.2.5

255.255.0.0

10.68.1.1

10.1.2.22

10.68.2.5

10.68.2.4

AL

10.82.2.4

10.82.2.5

255.255.0.0

10.82.1.1

10.1.2.22

10.82.2.5

10.82.2.4

AM

10.92.2.4

10.92.2.5

255.255.0.0

10.92.1.1

10.1.2.22

10.92.2.5

10.92.2.4

AP

10.96.2.4

10.96.2.5

255.255.0.0

10.96.1.1

10.1.2.22

10.96.2.5

10.96.2.4

BA

10.71.2.4

10.71.2.5

255.255.0.0

10.71.1.1

10.1.2.22

10.71.2.5

10.71.2.4

CE

10.85.2.4

10.85.2.5

255.255.0.0

10.85.1.1

10.1.2.22

10.85.2.5

10.85.2.4

DF

10.61.2.4

10.61.2.5

255.255.0.0

10.61.1.1

10.1.2.22

10.61.2.5

10.61.2.4

ES

10.27.2.4

10.27.2.5

255.255.0.0

10.27.1.1

10.1.2.22

10.27.2.5

10.27.2.4

GO

10.62.2.4

10.62.2.5

255.255.0.0

10.62.1.1

10.1.2.22

10.62.2.5

10.62.2.4

MA

10.98.2.4

10.98.2.5

255.255.0.0

10.98.1.1

10.1.2.22

10.98.2.5

10.98.2.4

MG

10.31.2.4

10.31.2.5

255.255.0.0

10.31.1.1

10.1.2.22

10.31.2.5

10.31.2.4

MS

10.67.2.4

10.67.2.5

255.255.0.0

10.67.1.1

10.1.2.22

10.67.2.5

10.67.2.4

MT

10.65.2.4

10.65.2.5

255.255.0.0

10.65.1.1

10.1.2.22

10.65.2.5

10.65.2.4

PA

10.91.2.4

10.91.2.5

255.255.0.0

10.91.1.1

10.1.2.22

10.91.2.5

10.91.2.4

PB

10.83.2.4

10.83.2.5

255.255.0.0

10.83.1.1

10.1.2.22

10.83.2.5

10.83.2.4

PE

10.81.2.4

10.81.2.5

255.255.0.0

10.81.1.1

10.1.2.22

10.81.2.5

10.81.2.4

PI

10.86.2.4

10.86.2.5

255.255.0.0

10.86.1.1

10.1.2.22

10.86.2.5

10.86.2.4

PR

10.41.2.4

10.41.2.5

255.255.0.0

10.41.1.1

10.1.2.22

10.41.2.5

10.41.2.4

RJ

10.21.2.4

10.21.2.5

255.255.0.0

10.21.1.1

10.1.2.22

10.21.2.5

10.21.2.4

RN

10.84.2.4

10.84.2.5

255.255.0.0

10.84.1.1

10.1.2.22

10.84.2.5

10.84.2.4

RO

10.69.2.4

10.69.2.5

255.255.0.0

10.69.1.1

10.1.2.22

10.69.2.5

10.69.2.4

RR

10.95.2.4

10.95.2.5

255.255.0.0

10.95.1.1

10.1.2.22

10.95.2.5

10.95.2.4

RS

10.51.2.4

10.51.2.5

255.255.0.0

10.51.1.1

10.1.2.22

10.51.2.5

10.51.2.4

SC

10.48.2.4

10.48.2.5

255.255.0.0

10.48.1.1

10.1.2.22

10.48.2.5

10.48.2.4

SE

10.79.2.4

10.79.2.5

255.255.0.0

10.79.1.1

10.1.2.22

10.79.2.5

10.79.2.4

SP

10.11.2.4

10.11.2.5

255.255.0.0

10.11.1.1

10.1.2.22

10.11.2.5

10.11.2.4

TO

10.63.2.4

10.63.2.5

255.255.0.0

10.63.1.1

10.1.2.22

10.63.2.5

10.63.2.4

 

 

11.Após as configurações de endereçamento deverá ser informado qual o tipo de rede na tela Workgroup and Computer Domain. Selecione a opção No, this computer is not on a network, or is a network without a domain. Type de workgroup name in the following box e pressione [NEXT].

12.As telas: Installing Components e Performing Final Tasks mostrarão o avanço final da instalação. Aguarde alguns minutos.

13.A tela Completing the Windows® 2000 Setup Wizard representará o final da instalação. Retire o CD do leitor de CDROM e pressione [FINISH].

 

 

A partir de agora o(s) servidor(es) instalado(s) deverá(ao) entrar em operação, disponibilizando acesso remoto para que os administradores do SIT terminem as configurações necessárias.